Iº Fórum das Universidades Públicas Paulistas - Ciência e Tecnologia em Resíduos

Evento realizado de 18 a 20 de Maio de 2003 na cidade de São Pedro - SP

Resumo do Evento

No Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, um pequeno grupo de pesquisadores reunidos em torno dessa questão, trabalhou na organização de um Fórum que pudesse propiciar uma integração e troca de idéias sobre diversas condições relacionadas ao gerenciamento de resíduos urbanos, de natureza sólida ou líquida, e oriundos de diferentes fontes geradoras.

Assim, foi organizado o I FÓRUM DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS sobre CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM RESÍDUOS, visando criar condições para que os pesquisadores das instituições USP, UNICAMP, UNESP, UFSCar, IPT e IPEN pudessem se conhecer melhor, assim como às pesquisas geradas por eles, nas áreas de resíduos,saúde, educação e ambiente, constituindo-se num espaço acadêmico inédito, congregando um dos maiores pólos de ensino e pesquisa no país. Desse modo, o evento visou contribuir, além da difusão e intercâmbio de conhecimentos científicos e tecnológicos, promover a cooperação entre esses pesquisadores, com vistas à extensão dos seus resultados à sociedade, e na busca do desenvolvimento sustentável, em consonância com os ideais de preservação de uma melhor qualidade de vida.

Por essa razão, e, considerando-se o fato de se tratar de uma experiência pioneira nessa área, com esse objetivo, optou-se, nesse primeiro Fórum, por reunir apenas pesquisas oriundas das instituições envolvidas com a organização do evento .

A apresentação dos resultados de pesquisas foi organizada em 19 sub-temas na área de resíduos, com a finalidade de dar melhor visibilidade aos pesquisadores sobre os tipos de pesquisas a serem apresentadas.

Resumos e trabalhos completos oriundos de pesquisas foram encaminhados ao Fórum, por docentes e alunos dos cursos de pós-graduação de diferentes áreas de conhecimento das instituições envolvidas, dentro dos três eixos temáticos selecionados: Política e Gerenciamento de Resíduos, Tecnologia em Resíduos e Participação, Cidadania e Ambiente.

Uma Comissão Técnico-Científica, constituída por professores das universidades promotoras, de diferentes áreas de formação acadêmica, e que vêm desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em resíduos, analisou 181 resumos e 110 relatórios científicos de trabalhos completos encaminhados, classificando 174 resumos, que foram publicados em um Livro de Resumos e 95 trabalhos na íntegra, que compõem um CD ROM. Esses trabalhos estão inseridos nos 19 sub-temas selecionados para o Fórum, que foram definidos com base nas diferentes áreas de atuação científica com resíduos urbanos e rurais, abrangendo uma grande variação de especificidades de pesquisas nessa área, com diversidade de enfoques teórico-metodológicos, permitindo uma visão do que vem sendo produzido nesse campo, nas instituições envolvidas.

A interdisciplinaridade também merece um destaque nos resultados da compilação dos resumos e trabalhos de pesquisa apresentados à Comissão Técnico-Científica do Fórum, mostrando um avanço das investigações nessa área, também nesse contexto, além da busca de novas tecnologias voltadas para a solução dos problemas decorrentes da geração de resíduos pelo homem.

Foi gerado um CD-ROM estão contendo as diferentes etapas que constituíram esse I Fórum, desde sua concepção, organização, programação científica, trabalhos completos, conferências e palestras, até os resultados obtidos dos grupos de trabalho formados durante sua realização. 

PROMOÇÃO

Universidade de São Paulo - USP
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Universidade Estadual Paulista - UNESP
Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado De São Paulo - IPT
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN 

REALIZAÇÃO

ICTR - Instituto de Ciência e Tecnologia em Resíduos e Desenvolvimento Sustentável
NISAM - Núcleo de Informações em Saúde Ambiental da USP

COMISSÃO ORGANIZADORA

João Batista Baumgartner (DEQ/UFSCar) – Coordenador
Angela Maria Magosso Takayanagui (EERP/USP);
Leny Borghesan A. Alberguini (LRQ/HU/USP);
Roberto Szente (IPT/USP);
Wanda Risso Günther (FSP/USP);
Vanderley John (EP/USP); Edson Abdul Nour (FEC/UNICAMP);
Eglé Novaes Teixeira (FEC/UNICAMP);
Ruben Bresaola Jr.(FEC/UNICAMP);
Alcides Lopes Leão (FCA/UNESP);
Eduardo Luiz Oliveira (FEB/UNESP);
Jorge Hamada (FEB/UNESP);
Mary Rosa R. M. Santiago da Silva (IQ/UNESP);
Bernardo A. N. Teixeira (DECiv/UFSCar);
João Sérgio Cordeiro (DECiv/UFSCar)  

COMISSÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

Angela Maria Magosso Takayanagui - Presidente
Arlindo Philippi Jr.
Antonio Ribeiro Franco
Bernardo A. N. Teixeira
Edson Abdul Nour
Eglê Novaes Teixeira
João Antonio Galbiatti
João Batista Baumgartner
João Sérgio Cordeiro
Jorge Hamada
Leny Borghesan A.Alberguini
Maria Cecília Focesi Pelicioni
Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi
Maria Zanin
Mary Rosa Rodrigues M. Santiago da Silva
Sabetai Calderoni

PATROCÍNIO

Nisam
Instituto Internacional de Ecologia
Tecnal
Analítica
Braslab
Tetrapack
Jedal
Tecnal
Químis
Unicamp
USP
UNESP
UFSCar
Petrobras
Caterpillar
Fapesp
Sinc
Micronal
Hexis



 

 
2005, ICTR                                     Todos os direitos reservados                                     Desenvolvimento G4web